O preço médio do leite cru pago ao produtor acumula queda de 30,4% em um ano, conforme pesquisa mais atualizada divulgada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq, o campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba (SP).
O valor do litro do produto captado por laticínios em outubro deste ano chegou a R$ 1,96, o menor já registrado desde janeiro. Em outubro de 2022, o preço ficou em torno dos R$ 2,56. Na comparação entre setembro e outubro deste ano, a queda real no preço médio do leite ao produtor foi de 4,3%. Esta é a sexta baixa consecutiva registrada em 2023, de acordo com a “Média Brasil” líquida.
Em termos reais, nos dez primeiros meses de 2023, de janeiro a outubro, o preço do leite cru pago ao produtor caiu 24,8%, os valores foram deflacionados pelo IPCA de outubro.
Esse movimento de queda ininterrupto começou em maio deste ano e, conforme aponta o Cepea, também é explicado pelos mesmos motivos neste período.
O recuo do preço captado por lacticínios se explica pela maior disponibilidade interna de lácteos – tanto pelo aumento da produção doméstica quanto pelo crescimento das importações.